Licao 2 - 2T - 2022 - BETEL

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Transcrição

  • Apocalipse: A Revelação de Jesus CristoLição 2{C4B1156A-380E-4F78-BDF5-A606A8083BF9}27/04/2022
  • Texto Áureo“E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último.” (Apocalipse 1.17)
  • Verdade AplicadaNão podemos, como Igreja, ignorar ou desprezar a relevância da mensagem do Apocalipse, pois breve Jesus voltará.
  • Objetivos da Lição❶ Despertar para a brevidade do tempo❷ Apresentar as características que identificam a Igreja❸ Destacar a pessoa de Cristo e sua posição soberana
  • Texto de Referência Apocalipse 1.3-63 – Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
  • Texto de Referência Apocalipse 1.3-64 – João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
  • Texto de Referência Apocalipse 1.3-65 – E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
  • Texto de Referência Apocalipse 1.3-66 – E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém.
  • Introdução
  • Nesta lição, veremos que a revelação do Apocalipse começa com uma visão de Cristo glorificado. Ao mesmo tempo que conforta João, mostra a importância do papel da Igreja neste mundo.
  • A Revelação do ApocalipseTópico 1
  • A mensagem do Apocalipse foi um grande consolo para os cristãos daquele tempo, em face das perseguições e sofrimentos vividos sob o império romano.
  • Hoje, nós também precisamos buscar em sua mensagem, edificação, força e esperança, lembrando que nossa realização e esperança estão em Cristo, que muito breve voltará para buscar a Sua Igreja.
  • A autoria do livro.Tópico 1.1
  • O primeiro verso responde detalhadamente sobre a autoria e destino do livro do Apocalipse:
  • Revelação de Jesus Cristo (Jesus Cristo é o centro do livro), a qual Deus lhe deu (origem divina), para mostrar aos seus servos (destino do livro) as coisas que brevemente devem acontecer (caráter profético do livro); e pelo seu anjo as enviou (mensageiro divino), e as notificou a João seu servo (escritor humano) [Ap 1.1].
  • Vejam que o apóstolo João está na ponta final da revelação.Deste fato podemos tirar a lição de que não cabe orgulho e vaidade, quando se entende que o verdadeiro autor é Jesus. Sem Jesus não podemos fazer nada [Jo 15.5].
  • A tríplice bem-aventurança.Tópico 1.2
  • A Bíblia não é um livro de teoria sobre felicidade e bem-estar. Não é um livro de autoajuda, é o único livro no mundo cujo autor sempre está presente toda vez que se lê.
  • É o manual prático de bem-aventurança e vida plena. Encontramos logo no início do Apocalipse três bem-aventuranças: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas.” [Ap 1.3].
  • Esta passagem deixa claro que não basta memorizar textos e ser um bom ouvinte.É preciso obedecer a Palavra de Deus, para desfrutarmos das bênçãos do Senhor para o Seu povo.
  • A brevidade do tempo.Tópico 1.3
  • Quando Daniel recebe de Deus as revelações concernentes ao futuro de Israel e do mundo, Deus disse a ele:“E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até o fim do tempo” [Dn 12.4].
  • Porém, cerca de 600 anos depois, no tempo do Novo Testamento, Deus diz para nós que “é já a última hora” [1Jo 2.18]; o escritor aos Hebreus afirma que falta apenas “um poucochinho de tempo” para a volta de Cristo [Hb 10.37] e no Apocalipse somos avisados por Cristo, que o tempo está próximo [Ap 1.3b].
  • A pergunta que nos vem à mente é: Se no tempo do Novo Testamento era a última hora, o que diremos agora, há mais de dois mil anos?Enquanto Daniel fecha o livro, João vê Jesus abrir o livro. O aviso é claro: “É tempo de arrependimento e consagração a Deus”.
  • A Visão da IgrejaTópico 2
  • Em sua mensagem final e profética, Jesus demonstra Seu cuidado e zelo com a Sua Igreja, trazendo admoestações e mostrando qual é a verdadeira identidade e posição do Seu Corpo, enquanto não chega a hora do arrebatamento.
  • Veja que o amor de Cristo por Sua Igreja é tão grande que o apóstolo Paulo, ao admoestar a Igreja de Éfeso, exorta que o marido ame a esposa, tendo como padrão: “como Cristo amou a Igreja” [Ef 5.25].
  • As sete igrejas da Ásia.Tópico 2.1
  • Temos aqui nosso primeiro contato com as sete igrejas da Ásia, cuja localização é a atual Turquia.Na próxima lição nos deteremos e falaremos sobre elas.
  • Mas aqui vemos dois pontos importantes: Logo no início do livro João traz uma saudação do Deus Triuno às sete Igrejas [Ap 1.4]; Pai, Filho e Espírito Santo dão à Igreja graça e paz, dois elementos fundamentais e insubstituíveis para a vida da Igreja.
  • A menção à Trindade falando com as sete igrejas demonstra a total atenção e apoio de Deus à Igreja. Elas são, também, as primeiras a receber a revelação do Apocalipse. Jesus manda que João escreva num livro a mensagem apocalíptica e envie às sete igrejas [Ap 1.11].
  • Isto denota a importância que tem a Igreja, na presente dispensação, o dever do cristão em conhecer o livro do Apocalipse e aumenta nossa responsabilidade, para com o mundo perdido.
  • Reino e sacerdócio.Tópico 2.2
  • O propósito divino com Israel era que, após sua libertação do Egito, Seu povo se tornasse um reino sacerdotal, uma nação santa, separada de toda a idolatria e pecado e que fosse luz para as nações [Êx 19.4-6].
  • Mas, após a consumação da obra redentora de Cristo na cruz, Sua ascensão e a descida do Espírito Santo, a Igreja é identificada com os termos:“sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido [1Pe 2.9], constituída de judeus e gentios salvos [Ef 2.12-20].
  • Quando somos chamados de “reis e sacerdotes” [Ap 1.6], aponta ainda para o poder e a responsabilidade de interceder pelo mundo [1Tm 2.1-3; Jo 20.22-23] e desfazer as obras do diabo [Lc 10.19; Mc 16.17].
  • Sete castiçais de ouro.Tópico 2.3
  • Encontramos a Igreja de Cristo como sete castiçais de ouro [Ap 1.12].O ouro é metal por excelência e aponta para a glória e majestade de Cristo, que dá à Igreja capacitação para manifestar o poder de Deus e ganhar vidas com a pregação do Evangelho.
  • Em seu ministério terreno, Jesus afirmou ser a luz do mundo [Jo 8.12] e deu esta mesma missão à Sua Igreja. Para um mundo que jaz no maligno [1Jo 5.19] e que vive um verdadeiro apagão moral e espiritual, “em trevas” [Jo 1.5].
  • Devemos cumprir nossa tarefa de ser luz [Mt 5.14].Que responsabilidade! Portanto, a Igreja não pode se esconder ou omitir no cumprimento da insubstituível missão de, como luz, guiar a humanidade a Cristo.
  • A Visão de DeusTópico 3
  • João, na ilha de Patmos, tem uma visão do Deus Triuno e em destaque vê o Cristo glorificado.Esta visão deve ter sido um grande consolo para o apóstolo neste tempo de exílio.
  • Devemos também, manter nossos olhos em Cristo, autor e consumador de nossa fé [Hb 12.2], e perseverar independente das adversidades ou problemas da vida.
  • A Trindade santa.Tópico 3.1
  • No livro do Gênesis, que mostra o início de todas as coisas, encontramos vislumbres da Trindade, em expressões como:
  • “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”[Gn 1.26]; “Eis que o homem é como um de nós” [Gn 3.22]; e “desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” [Gn 11.7].
  • No livro da consumação de todas as coisas, o Apocalipse, vemos a Trindade envolvida na revelação à Igreja:
  • O Pai: “Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir” [Ap 1.4] Apontando assim para a sua eternidade. O Espírito Santo: “e dos sete espíritos que estão diante do seu trono” [Ap 1.4] fala da perfeita e plena manifestação e operação do Espírito [Is 11.2].
  • Jesus Cristo: “fiel testemunha”, fala de Cristo como profeta; “o primogênito dos mortos”, que aponta para a morte e ressurreição de Cristo, tornando-o sacerdote de nossa salvação [Hb 7.24-25]; “o príncipe dos reis da terra”, fala de Cristo como o rei proeminente, rei dos reis que governa o destino dos homens [Ap 1.5], “num alto e sublime trono” [Is 6.1].
  • Jesus, o Filho do Homem.Tópico 3.2
  • João vê “um semelhante ao Filho do homem” [Ap 1.13]. Esta expressão tem vários significados ao longo da Bíblia:
  • No Antigo Testamento: Fala do homem de forma geral [Sl 8.4];mostra o profeta humano recebendo do Deus Todo-Poderoso Sua mensagem para Seu povo e várias nações [Ez 2.1; 16.2; 25.2; 27.2; 28.21]; fala do Messias prometido [Dn 7.13-14].
  • No Novo Testamento esta expressão ocorre oitenta e quatro vezes, todas relacionadas à pessoa de Cristo. Fala da perfeita humanidade de Cristo e se tornou um título messiânico. Neste tempo presente só Jesus é o “Filho do Homem”.
  • Ele é aquele que, sendo Deus, se identificou com a humanidade como seu Salvador. O título aponta para Seu sofrimento e morte [Mc 8.31; Lc 9.58], Seu ministério terreno [Mc 2.10,28] e Sua volta gloriosa [Mt 24.27, 37, 39].
  • A visão de Cristo glorificado.Tópico 3.3
  • Na visão de João, vemos as características de Cristo: “vestido até os pés de um vestido comprido” [Ap 1.13]
  • Fala do sacerdócio de Cristo [Hb 4.14; 9.11; 10.21; 8.1-2; 7.21-28]; “cingido pelo peito com um cinto de ouro” [Ap 1.13] aponta para a justiça de Cristo [Sl 132.9]; “sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve” [Ap 1.14]
  • Mostra a sua honra e eternidade [Dn 7.9; Pv 16.31]; “seus olhos, como chama de fogo” [Ap 1.14] Fala de Sua onisciência, Ele é aquele que conhece e esquadrinha o coração do homem; “seus pés semelhantes ao latão reluzente [Ap 1.15]
  • Aponta para a Sua onipotência, Seu poder de subjugar os seus inimigos [1Co 15.25]; “sua voz, como a voz de muitas águas [Ap 1.15]Fala da autoridade e poder de Sua palavra [Ez 43.2; Ap 14.2].
  • Conclusão ❷ à revelação sobre o Deus Uno e Trino e o que fez por nós e quem somos para Deus.Aprendemos nesta lição :❶ sobre a relevância de estarmos atentos à mensagem de Cristo à Sua Igreja,

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