Visão cristã quatro pilares educao.pptx

educação cristã

Transcrição

  • UMA VISÃO CRISTÃ DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
  • “O gráfico da competência tem duas diretrizes: a pessoa que sabe fazer e a que sabe se relacionar” (Clarice Leal)
  • Competências imprescindíveis à educação do século XXI
  • APRENDER A CONHECERAPRENDER A FAZERAPRENDER A CONVIVERAPRENDER A SER
  • Qual a importância dessas quatro competências para o aluno da Escola Dominical?De que forma o professor pode trabalhá- las em sua práxis docente na ED?Essas quatro competências podem ser observadas em todas as faixas de idade?
  • Aprender a conhecer
  • O aluno aprende a conhecer quando domina os instrumentos de recepção do conhecimento.O aluno aprende a conhecer quando está ativo no processo ensino-aprendizagem.O aluno aprende a conhecer quando constrói o conhecimento com a ajuda do professor.O aluno aprende a conhecer quando libera sua capacidade de auto-aprendizagem.
  • O aluno aprende a conhecer quando o conteúdo de ensino faz parte do seu foco de interesse.O aluno aprende a conhecer quando as informações recebidas podem ser contextualizadas com a realidade.“Mais vale o que se aprende do que aquilo que se ensina” (César Romão).
  • “Não basta aprender a conhecer. É preciso aprender a pensar, a pensar a realidade e não apenas “pensar pensamentos”, pensar o já dito, o já feito, reproduzir o pensamento. É preciso pensar também o novo, reinventar o pensar, pensar e reinventar o futuro.” (Moacir Gadotti)
  • Aprender a fazer
  • A educação é um processo de vida e não uma preparação para o futuro.Os ensinos da Bíblia têm de sair do campo teórico, visto que estão carregados de realidade e senso prático.“Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto as minhas palavras como as minhas ações” (Fp 4.9 – NTLH).
  • O conteúdo deve despertar no aluno motivação para mudança de comportamento.A aprendizagem se realiza através daconduta ativa do aluno, que aprende mediante o que ele faz e não o que faz o professor.“A criança esquece o que vê, esquece mais depressa o que ouve, mas raramente ou nunca esquece o que faz” (Rousseau).
  •  As informações devem ser transformadas em conhecimento. Os professores devem ajudar seus alunos a selecionarem as melhores informações para transformá-las em conhecimento útil às suas vidas em todas as áreas.X
  • Aprender a conviver
  • O aluno aprende cooperando com o outro – aprendizagem colaborativa.O aluno precisa desenvolver a percepção da interdependência.O professor deve promover a participação e a “troca de experiências” em sala de aula.“Aprendemos quando compartilhamos experiências”. (John Dewey)
  • Como membro de um grupo o aluno deve:Compartilhar um objetivo comum.Compartilhar sua compreensão de determinado problema, questões insights e soluções.Responder aos questionamentos e aceitar os insights e soluções dos outros.Permitir aos outros falarem e contribuírem, e considerar sua contribuições.Ser responsável pelos outros, e os outros serem responsáveis pelo ele.Ser dependente dos outros, e os outros serem dependentes dele.
  • “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (...) Todos os que criam estavam juntos...” (At 2.42,44).“Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus...” (Ef 4.13).Não há crescimento espiritual fora do contexto da comunhão cristã.
  • A Escola Dominical deve propiciar um ambiente favorável ao inter-relacionamento dos crentes. Ela representa um “lar espiritual” onde, além do conhecimento da Palavra de Deus, compartilham- se idéias, princípios, necessidades e aspirações.
  • Aprender a ser
  • Diz respeito ao desenvolvimento integral do aluno: inteligência, sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa etc.
  • Todo projeto de educação cristã deverá abordar o ser humano de forma integral:IntelectualEmocionalComportamentalcultural
  • A educação cristã vai além da valorização do próprio “ser”. O crente deve valorizar o “outro”.Na Bíblia não há como “ser” sem o “outro”.Todavia, para valorizarmos o outro precisamos valorizar a nós mesmos: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39).
  • “Deus forma o homem; o pecado o deforma; a escola o informa; mas, somente Cristo o transforma”.(Walter B. Knight)

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